quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tremor é registrado em região próxima a João Câmara


Um tremor de magnitude 1.6 foi registrado na região de João Câmara, na manhã desta quarta-feira (13). Pela magnitude, o terremoto está no limiar de percepção para sismos nessa região, podendo ou não ter sido sentido.

O epicentro do tremos está localizado no município de Pureza, próximo de onde ocorreu um tremor de magnitude 5.0 em março de 1989. O evento só foi superado, em magnitude, nessa região, pelo terremoto de João Câmara de novembro de 1986 (5.1). O epicentro do sismo de hoje está a aproximadamente 70 km de Natal. A atividade principal na região de João Câmara está relacionada com a denominada Falha de Samambaia, e vem sendo registrada desde outubro de 2011.   
Divulgação/sismosne.blogspot.com.brTremor é registrado em região próxima a João CâmaraTremor é registrado em região próxima a João Câmara

Algo notável que vem ocorrendo desde este período é que embora a Falha de Samambaia tenha mais de 40 km de extensão, a atividade sísmica está concentrada em somente duas localidades: próximo do epicentro de 1986 de magnitude 5.1 e do epicentro do sismo de 1989 de magnitude 5.0. Não se sabe, até agora, qual a implicação, em termos de perigo sísmico, desse comportamento.

* Fonte: sismosne.blogspot.com.br/dn online

Nenhum comentário:

Postar um comentário