terça-feira, 5 de junho de 2012

Críticas da atriz potiguar Titina Medeiros repercutem em todo o país


Em seu perfil no Facebook, o ator de teatro César Ferrario, que experimentou o gostinho da TV durante quatro episódios da novela Cheias de Charme (TV Globo), em sua primeira semana de exibição, disse ontem que voltará a figurar no folhetim, o mesmo em que atua a também potiguar Titina Medeiros, na pele da personagem Socorro. César faz o papel de Marvan.

"Informo em primeira mão que os apelos foram atendidos e agora é oficial. O larápio voltará a figurar em Cheias de Charme e dessa vez usurpará algo bem mais caro aos moradores de Sobradinho que rotos (sic) e suados trocados. A ausência do bem subtraído dessa vez não mais será sentida no bolso, mas no âmago e na estima de cada habitante", disse o ator, na rede social.

Natural de Mossoró, César Ferrario é um dos responsáveis pela fundação do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, na década de 1990, quando iniciou sua carreira teatral em Natal e, junto a outros colegas, decidiu montar seu próprio grupo. O convite aospotiguares para integrar o elenco da novela se deu em 2011, quando o Clowns apresentava o espetáculo Sua Incelença, Ricardo III, no Rio de Janeiro.

O sucesso de Titina Medeiros, que também vivencia sua primeira experiência na televisão, tem levantado debates em torno da cultura potiguar. Desde que saiu do Rio Grande do Norte rumo ao Sudeste, as boas vibrações dos potiguares são constantes. Afinal, não é todo dia que um artista potiguar recebe um reconhecimento a nível nacional. No caso dela e de toda a equipe do Clowns de Shakespeare, o sucesso veio ainda com os espetáculos que ganharam o Brasil e alguns países devido ao alto nível de sua produção.

E bastou uma única crítica de Tititina acerca do trato para com a cultura potiguar, em entrevista publicada no último sábado no site do jornal Folha de S. Paulo (Folha.com), para o assunto ganhar repercussão imediata e ser disseminada pelas redes e mídias sociais do RN, e também pela imprensa. Comentando sobre seu papel na novela Cheias de Charme, lá pelas tantas veio a questão: "E como está o circuito cultural em Natal?".

"Está muito sofrida a cultura do meu Estado. Quando há festivais as casas de espetáculo têm, em media, 80% de público, mas estamos num lugar muito triste porque a prefeita destruiu nossa cidade. E ainda entrou uma governadora igual. (...) O que nos mantêm são os editais públicos, e como o grupo já tem uma história a gente consegue sobreviver. (...) O público potiguar nem sabe que existe tanta gente boa (...)".

Governo se posiciona

As declarações da atriz motivaram nota do Governo do RN através da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura. "O Governo do Estado e a Secultrn (...) juntam-se ao sentimento de todos os potiguares na manifestação sincera do orgulho comum de ter grandes artistas destacando-se no cenário local, nacional e internacional - a exemplo da atriz Titina Medeiros - e reafirma seu compromisso de sempre apoiar, incentivar e divulgar ações culturais que valorizem a nossa cultural, ao mesmo tempo tão plural e ímpar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário